25 abr.

Segurança da Informação: Quadrante mágico para firewalls

No último dia 22 de abril o Gartner lançou uma nova versão do seu quadrante mágico para firewalls de rede corporativa. A liderança do mercado continua sendo dividida pelos os fabricantes Check Point Software Technologies e Palo Alto Networks, que, já a muito tem, são amplamente reconhecidas no mercado de redes corporativas. A disputa entre eles está cada vez mais acirrada e os fabricantes estão cada vez mais próximos no quadrante.

Para o Gartner o Check Point é líder em firewalls corporativos porque, de acordo com sua avaliação, uma boa pontuação durante a avaliação técnica significa que as soluções da marca entregam aos seus clientes ganhos contínuos e contribuem para manutenção de boa parte da sua carteira. Segundo o Gartner, Check Point também mostra uma grande capacidade oferecer recursos para segmentos específicos através dos seus diversos casos de uso.

Já a solução da Palo Alto é avaliada como líder principalmente por causa do seu foco no NGFW (Next-Generation Firewall) e por causa da sua visibilidade consistente em listas do próprio Gartner para casos de uso de firewalls avançados, onde frequentemente vence os concorrentes no quesito qualidade.

Quadrante mágico para firewalls de rede corporativa

Quadrante mágico para firewalls de rede corporativa

A grande supresa está no posicionamento da Fortinet. A marca continua no quadrante dos desafiantes, mas se aproximou muito do quadrante dos líderes.  O salto no posicionamento, principalmente na dimensão “completude da visão”, mostra o quanto a empresa está comprometida em aprimorar a sua solução para, de fato, desafiar os líderes do mercado.

O Gartner considera que as soluções da Fortinet continuam a fazer progresso dentro da sua base de clientes, especialmente com implantações em escritórios e no segmento de varejo. Mas a empresa tem crescido de forma ainda mais abrangente em empresas de grande porte. Além disso as soluções são muito competitivas em avaliações em data centers, onde alto desempenho e baixa latência são necessidades primárias. Garner classifica a Fortinet como uma ameaça significativa aos competidores por conta da sua expertise em hardware, preço competitivo e crescimento acelerado de receita. Em suas palavras: Em uma lista muito pequena, é um competidor viável para maioria dos casos de uso corporativos.

Baixe o artigo na íntegra (em inglês)


 Deseja receber contato da nossa equipe.

 

Share this