23 out.

Aeon apresenta case com VMware Essential Plus na VMworld 2013

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Viação Progresso vem buscando aprimorar a infraestrutura de TI investindo em tecnologias de ponta de maneira inteligente. Para maximizar os benefícios alcançados em relação aos valores investidos, o NTI lançou mão da consultoria da Aeon Technologies (www.aeon.com.br). A partir desta parceria foi possível criar projeto de migração dos servidores que recebeu destaque no VMword 2013, realizado em agosto em São Francisco, Califórnia.

O VMworld (www.vmworld.com) é um congresso anual oferecido pela VMware (www.vmware.com), lider em soluções de virtualização com 80% do mercado mundial. Este congresso é marcado pela presença de empresas como Oracle, Cisco, HP, Dell e outras gigantes de tecnologia. Neste contexto de soluções e projetos milionários, a solução aplicada na Viação Progresso ganhou destaque pela inteligência com que investiu os recursos, oferecendo benefícios similares aos que as grandes multinacionais possuem com custos muito inferiores aos praticados neste mercado.

A solução implantada na Viação Progresso pela Aeon e o NTI substituiu 9 servidores já ultrapassados por apenas 3 servidores de última geração. Mesmo com 6 servidores a menos, o NTI não só continuou a contar com todos os sistemas que rodavam nos antigos servidores como agregou vários novos benefícios. Com a nova infraestrutura os sistemas contam com alta disponibilidade, tecnologia que permite ao sistema automaticamente “migra” para o servidor, caso um servidor deixe de funcionar. Outro benefício importante é o balanceamento de carga. Neste caso, se um sistema estiver consumindo muitos recursos de um servidor, os demais sistemas “migram” automaticamente para o outro servidor. Isso faz com que os sistemas não percam desempenho.

Com a nova infraestrutura a Viação Progresso está muito mais protegida contra desastres. A solução apresenta 3 níveis de proteção contra perda de informações. Isso significa que o tempo de recuperação de dados varia de segundos até apenas algumas horas em casos extremos, como incêndio por exemplo.

A solução foi apresentada no VMworld 2013 pela equipe da Aeon Technologies, que é VMware Enterprise Partner. Após a apresentação a equipe da VMware procurou a equipe da Aeon para obter mais informações sobre a solução aplicada e as estatísticas de disponibilidade e acesso. Isso deixa claro que soluções criativas e com boa relação custo benefício podem ser alcançadas com empenho e compromisso das partes envolvidas.

Share this